domingo, 10 de junho de 2007

Se você construir eles virão

Será que esse negócio vai vingar?

Roswell terá montanha-russa que simula abdução

Durante anos, os estabelecimentos comerciais da cidade de Roswell, no Estado do Novo México, Estados Unidos, têm conseguido bons negócios graças à febre dos Objetos Voadores Não-Identificados (Ovnis). Agora, a prefeitura da cidade quer ampliar seus empreendimentos abrindo um parque temático com uma montanha-russa que simula a abdução de seus passageiros.

O parque, chamado de Alien Apex Resort (Resort do Apogeu Alienígena, em tradução livre), pode abrir as portas no início de 2010. A cidade recebeu US$ 245 mil de verbas públicas, mas o estabelecimento deve ser construído e administrado pela iniciativa privada.
A proposta inicial prevê a construção em uma área entre 24 a 32 hectares (240 a 320 mil metros quadrados), com espaço para expansão até 60 hectares (600 mil metros quadrados). No parque, haverá diversas atrações, incluindo uma área de exposição com informações sobre a exploração científica do universo.
"Ninguém sairá ferido e todo mundo irá voltar, possivelmente, no mesmo estado", afirma o designer Bryan Temmer, falando da montanha-russa. "O parque não será tematizado somente no incidente de Roswell", explicou Temmer, referindo-se ao caso da queda de um ovni em uma fazenda próximo à cidade, em 1947, que fez a localidade ficar mundialmente conhecida.
O designer, que se considera um um fã de parques temáticos e ficção científica, elaborou o conceito do local dois anos atrás. "Eu sabia que havia somente um lugar no mundo, e provavelmente no universo, onde essa idéia poderia dar certo", afirmou.
Custos elevados Para o urbanista Zach Montgomery o projeto irá custar "centenas de milhares de dólares". Entretanto, ele não soube determinar mais precisamente a quantidade. Uma montanha-russa similiar àquela proposta por Temmer está sendo construída em outro parque temático por quase US$ 100 milhões, de acordo com Montgomery.
O profissional afirmou que a cidade está considerando seis possíveis localidades para a construção, mas se recusou identificá-los. Ele também não mencionou prováveis administradores, mas confirmou que pelo menos quatro grandes empresas consultadas se mostraram interessadas na idéia.
A maior atração turística da cidade é o Centro de Pesquisa e Museu Internacional de Ovnis, que foi visitado por 2,5 milhões de pessoas desde sua abertura, em 1992. Alguns comerciantes acreditam que o parque temático é necessário para fazer com que os turistas voltem à cidade, que possui cerca de 50 mil habitantes.
Sharon Welz, co-proprietária do Centro Espacial Roswell e dona de uma loja de camisetas e lembrancinhas, disse que os visitantes freqüentemente reclamam que gostariam de poder ver e fazer mais coisas durante sua visita à cidade. "Nós ficaríamos absolutamente satisfeitos com uma montanha-russa alienígena ou um parque temático. De que forma isso pode nos prejudicar", afirma Welz.


AP Copyright 2007 Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.

0 comentários: